Secretaria de Cultura do Estado do Amapá
quinta, 24 de outubro de 2019 - 11:14h
MUSEU HISTÓRICO JOAQUIM CAETANO DA SILVA, RECEBE DOAÇÃO DE MOEDAS RARAS
Na manhã de Quarta-feira 23 de outubro, os técnicos do Museu Histórico do Amapá, Joaquim Caetano da Silva, receberam doações de álbuns e moedas do Numismático/Colecionador Ailton Azevedo Marques da Nóbrega.
Por: Admilson Silva
Foto: Laura do Socorro Maciel Ferreira
Numismático/Colecionador Ailton Azevedo Marques da Nóbrega, fazendo analise das moedas.

Na manhã de Quarta-feira 23 de outubro, os técnicos do Museu Histórico do Amapá, Joaquim Caetano da Silva, receberam doações de álbuns e moedas do Numismático/Colecionador Ailton Azevedo Marques da Nóbrega. Além das doações, está auxiliando na catalogação e organização das que fazem parte do acervo.

Numismática é o estudo sob o ponto de vista histórico, artístico e econômico das cédulas, moedas e medalhas, muito embora o termo também seja empregado como sinônimo ao colecionismo desses itens. Na atualidade, desenvolveu-se também o conceito de colecionar moedas como forma de investimento, visto que as moedas costumam se valorizar com o passar dos anos e, dessa forma, podem garantir lucro aos “investidores” no momento da revenda.

A numismática faz uso de diversas áreas do conhecimento para estudar as moedas, buscando identificá-las e situá-las no tempo histórico. Porém na atualidade a moeda se tornou, também, um documento histórico, sendo utilizada como “fonte” de dados para pesquisas, pois uma moeda pode facilmente fornecer dados sobre o povo que a cunhou, como sua forma de governo, língua, religião, forma como comercializavam, situação da economia, e até mesmo grau de sofisticação dos povos – através da análise do método de cunhagem – e por isso a numismática tem um papel cada vez maior no estudo da história dos povos.

Espalhados pelo mundo, os museus reúnem acervos com milhões de moedas que podem ter até 2,7 mil anos. Desta forma, o Museu Histórico Amapaense Joaquim Caetano da Silva, aumenta seu acervo de moedas raras e históricas que recontam a trajetória econômica da humanidade. A importância das coleções é imensa: a moeda é, quase sempre, produto de um governo e, por isso, traz consigo a história e as características dos povos.

 

 

 

IMAGENS RELACIONADAS
  • Doação de novas moedas raras para o Museu Joaquim Caetano.
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SECULT - Secretaria de Cultura do Estado do Amapá
Av Pedro Lazarino n° 22 Bairro: Santa Inês - CEP. 68900- 083 - (96) 9919-9396 - secult@secult.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá